Períodos de economia enfraquecida, como este que estamos vivendo por causa da Covid-19, balançam o mercado de automóveis. A venda de veículos novos tende a diminuir, enquanto o comércio de seminovos pode aumentar. A explicação para isso é simples: mais prudente, o consumidor que, em condições normais, até toparia pagar mais por um 0 km, acaba vendo mais vantagens em um seminovo.

Pensando assim, esse momento de incerteza pode ser ótimo para comprar um carro. Especialistas elencam três motivos para isso. O primeiro é a queda nas vendas, que faz com que as revendas tenham um maior volume de estoque, diminuindo os preços ou melhorando as condições de pagamento. O segundo é a diminuição da taxa Selic e, por fim, a terceira razão é a busca por proteção contra o coronavírus.

Aproveite antes que os preços subam

O Brasil deve seguir a tendência de lugares como a China, que estão saindo da pandemia. Num primeiro momento, as vendas de automóveis despencaram no país asiático. Contudo, logo depois que a situação se estabilizou por lá, a recuperação foi veloz, segundo pesquisa da consultoria Ipsos.

O motivo para o aumento da procura é claro: a preocupação com o novo coronavírus. Afinal, meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô, são pontos fortes de contaminação. Também não se pode garantir a segurança em carros de aplicativo, já que não é possível saber quem entrou no carro antes de você ou se o próprio motorista não está contaminado.

Essa perspectiva de aumento de demanda faz com que seja mais vantajoso comprar o carro agora, antes que o pico venha. Isso por conta da antiga relação entre oferta e procura. No momento, enquanto as lojas ainda têm bastante estoque, o cliente ganha poder de negociação, especialmente de seminovos.

Uma das vantagens dos seminovos neste momento é que eles têm um custo bem menor que um carro novo. Com isso, é possível comprar um veículo mais confortável e potente por um valor mais acessível. Se o automóvel estiver em boas condições, ele pode servir muito bem a quem quer se proteger do vírus nas ruas.

Se você está pensando em comprar um carro, vá até a Daher Veículos. Certamente teremos o veículo ideal para o seu gosto e o seu bolso. Além disso, estamos tomando todas as medidas de segurança sanitária para atender nossos clientes sem risco de contágio.