Listamos os modelos mais eficientes do mercado brasileiro, com exceção dos híbridos e elétricos, que ainda são caros para quem precisa poupar uns trocados.

A gasolina apresentou aumento de 4,49% na primeira quinzena de fevereiro, com preço médio nacional de R$ 5,033 pelo litro. Trata-se da primeira vez desde 2011, quando a Ticket Log começou a registrar a série histórica, que a média nacional fica acima de R$ 5.

De acordo com a última pesquisa divulgada, desde junho do ano passado, existe um movimento de alta no preço da gasolina. A partir de maio, última oportunidade em que havia sido registrada uma queda nos preços, o aumento é de 25,7%. Já o etanol registrou alta de 2,08%, com preço médio nacional de R$ 3,857 o litro.

Com o preço dos combustíveis nas alturas, a escolha de um modelo de carro mais econômico pode ser o diferencial entre terminar o mês no azul ou no vermelho. Listamos os dez modelo mais econômicos vendidos no mercado brasileiro, tirando os híbridos e elétricos, que ainda são caros e uma escolha mais ambientalmente correta do que para salvar o bolso.

As medições de consumo são feitas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), com o mesmo padrão e ciclo para todos os veículos, possibilitando a comparação justa entre os modelos. Além do consumo de combustível medido no tradicional formato de quilômetros por litro (km/l), o ranking é definido, sobretudo, pelo consumo energético, medido em megajoules por quilômetro (MJ/km).

Os 10%2b econômicos do Brasil*

1
Chevrolet Onix Plus 1.0 manual


Consumo energético – 1,34 MJ/km

Consumo urbano
14,3 km/l (gasolina)
10,1 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
17,7 km/l (gasolina)
12,5 km/l (etanol)

2
Renault Kwid 1.0 manual


Consumo energético – 1,39 MJ/km

Consumo urbano
14,9 km/l (gasolina)
10,3 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
15,6 km/l (gasolina)
10,8 km/l (etanol)


3
Chevrolet Onix 1.0 manual


Consumo energético – 1,40 MJ/km

Consumo urbano
13,9 km/l (gasolina)
9,9 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
16,7 km/l (gasolina)
11,7 km/l (etanol)

4
Chevrolet Onix Plus 1.0 turbo manual


Consumo energético – 1,41 MJ/km

Consumo urbano
13,7 km/l (gasolina)
9,6 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
17 km/l (gasolina)
12,2 km/l (etanol)

5
Volkswagen up! 1.0 turbo manual


Consumo energético – 1,44 MJ/km

Consumo urbano
14,1 km/l (gasolina)
9,6 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
16 km/l (gasolina)
11,1 km/l (etanol)

6
Chevrolet Onix 1.0 turbo manual


Consumo energético – 1,47 MJ/km

Consumo urbano
13,5 km/l (gasolina)
9,4 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
16 km/l (gasolina)
11,2 km/l (etanol)

7
Fiat Argo Drive 1.0 manual


Consumo energético – 1,48 MJ/km

Consumo urbano
14,2 km/l (gasolina)
9,8 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
14,5 km/l (gasolina)
10,3 km/l (etanol)


8
Renault Logan 1.0 manual


Consumo energético – 1,50 MJ/km

Consumo urbano
14 km/l (gasolina)
9,4 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
14,9 km/l (gasolina)
10,2 km/l (etanol)

9
Fiat Argo Drive 1.3 manual


Consumo energético – 1,51 MJ/km

Consumo urbano
13,4 km/l (gasolina)
9,4 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
15 km/l (gasolina)
10,5 km/l (etanol)

10
Renault Sandero 1.0 manual


Consumo energético – 1,52 MJ/km

Consumo urbano
14,2 km/l (gasolina)
9,5 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
14,1 km/l (gasolina)
9,6 km/l (etanol)


BÔNUS
Como a lista dos 10%2b traz três modelos repetidos, vamos listar mais três de bônus…


11
Fiat Uno Way 1.3 manual


Consumo energético – 1,52 MJ/km

Consumo urbano
13 km/l (gasolina)
9,3 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
15 km/l (gasolina)
11 km/l (etanol)

12
Volkswagen Voyage 1.0 manual


Consumo energético – 1,52 MJ/km

Consumo urbano
13,4 km/l (gasolina)
8,9 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
15,6 km/l (gasolina)
10,6 km/l (etanol)


13
Fiat Cronos Drive 1.3 manual

Consumo energético – 1,53 MJ/km

Consumo urbano
13,2 km/l (gasolina)
9,2 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
15 km/l (gasolina)
10,7 km/l (etanol)

Fonte: Inmetro
* Sem considerar os veículos híbridos e elétricos.